...

Desenvolvimento do bebê aos 6-7 meses: o que está acontecendo

Este é um momento empolgante. A imaginação do seu bebê ganha vida agora. E ele também está melhor em se lembrar de coisas, como as pessoas, brinquedos e livros que mais gosta.
 
As emoções do seu bebê continuam a se desenvolver. Ele deixará você saber quando está feliz ou triste. Você pode notar que ele ri e grita de alegria ou grita quando está irritado. Seu bebê também consegue perceber como você se sente pelo seu tom de voz e pela expressão em seu rosto.
 
Seu bebê pode mostrar sinais de forte apego a membros da família ou cuidadores e até preferir alguns brinquedos e livros a outros. Ao mesmo tempo, você pode ver sinais de ansiedade de separação ou notar que seu bebê tem medo de estranhos. Pode ser reconfortante saber que a ansiedade de separação e o medo de estranhos são partes típicas do desenvolvimento infantil.
 
Você pode ouvir muitas palavras sem sentido vindo do seu bebê. Ele pode responder ao próprio nome e parar quando ouve você dizer ‘não’. E ele pode se comunicar com você usando gestos. Por exemplo, ele pode levantar os braços quando quer que você o pegue no colo.
 
Você pode ter começado a alimentar seu bebê com alimentos sólidos. Ele deixará você saber quando estiver satisfeito, muitas vezes acenando com a mão ou virando a cabeça. Durante as refeições, você pode ver os primeiros sinais de dentes surgindo.
 
Por volta dessa idade, seu bebê pode rolar para ambos os lados e pode começar a se mover pela casa engatinhando como um soldado. Ele pode até engatinhar usando as mãos e os joelhos. Se você segurar seu bebê, ele pode ser capaz de ficar em pé e dar pulinhos.
 
Seu bebê está aprendendo o tempo todo, muitas vezes colocando coisas na boca ou olhando atentamente para o que está em sua mão. Ele provavelmente bate e sacode os brinquedos e tenta pegar blocos. Quando ele não consegue alcançar objetos que quer, olha para você em busca de ajuda.
Nesta idade, seu bebê também pode:
 
sentar-se sem ajuda, às vezes usando as mãos para equilíbrio
pegar objetos menores e usar os dedos para arrastar coisas em sua direção
dar tapinhas na própria imagem no espelho
procurar (e encontrar!) objetos parcialmente escondidos
ouvir música.
Você ficará surpreso com o quão longe seu bebê pode rolar e engatinhar, então sempre fique de olho nele e nunca o deixe sozinho em um sofá, cama ou mesa de troca. Também é uma boa ideia avaliar como você pode tornar sua casa segura para o bebê se movimentar.
 
Ajudando no desenvolvimento do bebê aos 6-7 meses
 
Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento do seu bebê nesta idade:
 
Converse, ouça e responda ao seu bebê: ele está interessado em conversa, então falar sobre coisas do dia a dia ajudará ele a entender o significado das palavras. Ouvir e responder ao balbucio do bebê desenvolve habilidades de linguagem, comunicação e leitura. Também ajuda seu bebê a se sentir ‘ouvido’, amado e valorizado.
Leia juntos: ler, falar sobre imagens em livros e contar histórias desenvolve a imaginação do bebê. Essas atividades também preparam o terreno para aprender palavras e frases quando ele for mais velho.
Brinque juntos: cante músicas, brinque com brinquedos e faça sons engraçados ou imite animais juntos. Nessa idade, seu bebê gosta de imitar o que você faz. Brincar juntos também ajuda seu bebê a se sentir amado e seguro.
Passe tempo brincando ao ar livre: estar ao ar livre com você proporciona ao bebê muitas experiências diferentes – há tanto para ver, cheirar, ouvir e tocar. Quando estiverem ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol.
Comece a introduzir alimentos sólidos por volta dos 6 meses: os alimentos sólidos ajudam seu bebê a obter ferro e outros nutrientes suficientes. Também fortalece os dentes e mandíbulas do bebê e desenvolve outras habilidades que ele precisará mais tarde – por exemplo, para o desenvolvimento da linguagem. Apenas certifique-se de que os sólidos são pequenos e macios o suficiente para evitar engasgos.
Às vezes, seu bebê pode não querer fazer algumas dessas coisas – por exemplo, ele pode estar muito cansado ou com fome. Seu bebê usará sinais para lhe informar quando tiver o suficiente e o que precisa.
Criando um bebê de 7 meses
 
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E também está tudo bem em admitir quando você não sabe algo, fazer perguntas ou buscar ajuda.
 
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si fisicamente, mentalmente e emocionalmente não só é benéfico para você, mas também para o seu bebê. Quando você está bem, pode dar ao seu bebê a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar.
 
E lembre-se de que parte de cuidar de si mesmo é pedir ajuda, especialmente se você estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Existem muitas pessoas que podem apoiar você e seu bebê, incluindo seu parceiro, amigos, parentes, enfermeira de saúde infantil e o pediatra.
 
Nunca sacuda um bebê. Isso pode causar sangramento no cérebro e provavelmente danos cerebrais permanentes. Se você sentir que não consegue lidar com a situação, está tudo bem em tirar um tempo até se sentir mais calmo. Coloque gentilmente seu bebê em um lugar seguro, como um berço. Vá para outro cômodo para respirar fundo ou ligue para a linha de apoio à criação do seu estado ou território.
 
Quando se preocupar com o desenvolvimento do bebê
 
Você conhece seu bebê melhor do que ninguém. Portanto, é uma boa ideia consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o pediatra se tiver alguma preocupação ou perceber que seu bebê de 7 meses apresenta algum dos seguintes problemas.
 
Visão, audição e comunicação:
 
Seu bebê:
 
não faz contato visual com você
não segue objetos em movimento com os olhos
tem um olho que está desviado na maior parte do tempo
não emite sons
não vira em direção a sons ou vozes.
Comportamento:
 
Seu bebê:
 
não mostra se está feliz ou triste
mostra pouco ou nenhum afeto pelos cuidadores – por exemplo, ele não sorri para você.
Movimento:
 
Seu bebê:
 
não está rolando
parece muito mole ou rígido
não consegue sentar ou ficar de pé com a sua ajuda
usa uma mão muito mais do que a outra.
Se você perceber que seu filho perdeu habilidades que tinha antes, consulte um profissional de saúde infantil.
 
Também é aconselhável consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o pediatra se você ou seu parceiro apresentarem sintomas de depressão pós-parto. Sintomas de depressão pós-parto incluem sentir-se triste e chorar sem motivo aparente, sentir-se irritado, ter dificuldade em lidar com as situações e sentir-se extremamente ansioso.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Nós

Surgindo da urgência de prover um conhecimento no desenvolvimento infantil, a KidsAI, com sua inovadora psicopedagoga virtual Nanny, tornou-se a aliada-chave dos pais na jornada de crescimento de seus filhos. Nos posicionamos não apenas como uma plataforma, mas como um farol iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para cada criança, sendo compreendida e educada com estratégias.

Outras Categorias

Posts Mais Recentes

  • All Post
  • Atividades Lúdicas
  • Autismo Infantil
  • Bêbes (0-1)
  • Blog
  • Crianças (1-3)
  • Crianças (3-4)
  • Crianças (3-5)
  • Crianças (5-8)
  • Desvendando o TDAH
  • Festas de Aniversários
  • Introduçao Alimentar
  • Lazer e Recreação
  • Raízes na Natureza
  • Saúde Mental
  • Universo KidsAi
    •   Back
    • Nutrição Infantil
Olá, mundo!

Diante de uma realidade onde cerca de um bilhão de…

Guias e Ebooks

Não permita que a falta de conhecimento crie barreiras entre você e o potencial ilimitado do seu filho. Nossos guias e eBooks oferecem respostas e soluções. Porque cada momento conta na jornada do desenvolvimento infantil

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.