Transforme a Autoestima (0-8 anos)

A autoestima é a imagem que seu filho tem de si mesmo e o valor que ele atribui a si próprio. Esta percepção desempenha um papel crucial em todos os aspectos do desenvolvimento do seu filho, desde a forma como ele interage com os outros até a sua capacidade de enfrentar desafios.

  • tentar coisas novas e tentar novamente quando as coisas não saem como planejado
  • fazer coisas que elas talvez não gostem ou normalmente não sejam boas
  • enfrentar desafios ao invés de evitá-los.                                          

Quando as crianças tentam coisas novas, enfrentam desafios e se recuperam, elas aprendem e crescem. É por isso que a autoestima pode ser uma parte importante do desenvolvimento infantil.

A jornada da autoestima começa bem cedo, quando os bebês descobrem que podem fazer coisas acontecerem, como chamar a atenção dos pais com um choro ou alcançar um brinquedo. Conforme crescem, as experiências e interações que têm com o mundo ao seu redor, bem como as reações das pessoas importantes em suas vidas, moldam ainda mais a sua autoestima. Uma criança que é consistentemente elogiada por seus esforços, não apenas por suas conquistas, pode desenvolver uma autoestima mais robusta e uma visão positiva de si mesma.

Os pais têm um papel central no desenvolvimento da autoestima dos filhos. Você pode ajudar seu filho a construir uma autoestima saudável através do reconhecimento e apreciação genuínos de quem ele é, não apenas do que ele é capaz de fazer. Isso pode incluir elogios sinceros, encorajamento e demonstração de amor e aceitação incondicionais. 

Veremos por fases:

Bebês (0-1)

Recém-nascidos e bebês muito pequenos não têm realmente autoestima. Isso porque eles ainda não se veem como sendo sua própria pessoa. Mas você ainda pode estabelecer as bases para uma autoestima saudável ao:

  • cuidar do seu bebê
  • responder quando seu bebê chora
  • dar muitos abraços e sorrisos.

Essas interações calorosas e responsivas dizem ao seu bebê que ele é amado e amável.

Crianças (1-3)

As crianças pequenas estão começando a desenvolver uma compreensão de si mesmas, o que podem fazer e o que as torna quem são. Aqui estão algumas maneiras de construir a autoestima de seu filho pequeno:

  • Deixe seu filho decidir entre opções seguras e adequadas para crianças pequenas, como qual brinquedo brincar ou se querem geleia ou Vegemite na torrada. Isso dá às crianças pequenas uma sensação excitante de controle, o que ajuda a desenvolver sua confiança e senso de si.
  • Dê ao seu filho a chance de dizer não às vezes. Crianças pequenas precisam se afirmar e aprender que decisões têm consequências. Por exemplo, se seu filho diz não quando você pergunta se eles querem uma bebida, está tudo bem. Sentir sede não vai machucá-los.
  • Deixe seu filho explorar o ambiente, mas esteja pronto para responder se eles precisarem de você. Por exemplo, seu filho pode estar fascinado por uma formiga, mas assustado quando a formiga anda no pé deles. Seu filho precisa que você os tranquilize.
  • Oriente seu filho através de situações sociais complicadas. Crianças pequenas podem achar difícil compartilhar e esperar a vez porque estão aprendendo quem são e o que é deles. Então você pode dizer, ‘Agora é a minha vez de ter o bloco vermelho. Ótimo compartilhamento – bem feito!’

Crianças (3-5)

Nesta idade, as crianças muitas vezes gostam de se comparar com os outros. Elas podem perguntar se são as maiores, mais rápidas ou as melhores no que estão fazendo. Você pode ter um grande papel no cultivo da autoestima de seu filho e ajudar seu filho a valorizar-se pelos seus esforços.

Aqui estão algumas ideias:

  • Dê ao seu filho um feedback equilibrado. Isso é elogiar seu filho por tentar, fazer o seu melhor ou tentar algo novo – não por ser o ‘melhor’. Isso os encoraja a apreciar também o sucesso dos outros. Por exemplo, ‘Parabéns por correr e dar o seu melhor – estou orgulhoso de você’.
  • Mostre ao seu filho que você os valoriza, independentemente de ganharem ou perderem algo. Por exemplo, você pode fazer perguntas como ‘Você tentou bem?’ ou ‘Você se divertiu?’ antes de perguntar ‘Você ganhou?’
  • Jogue jogos de tabuleiro simples ou jogos de cartas juntos. Jogos de revezamento como esses ajudam seu filho a aprender a jogar cooperativamente e a se dar bem com os outros. Isso pode dar ao seu filho habilidades e confiança em situações sociais.
  • Encoraje seu filho a ajudá-lo com tarefas domésticas, como arrumar a mesa ou guardar a roupa. Isso mostra ao seu filho que você confia neles com responsabilidade, o que ajuda seu filho a se sentir bem consigo mesmo.

Refeições em família podem ser uma maneira simples, mas importante, de fortalecer um senso de valor e pertencimento para crianças de todas as idades. Isso porque as crianças podem contribuir para uma refeição em família – por exemplo, arrumando a mesa, lavando legumes, jogando uma salada e assim por diante. As refeições em família também podem dar a todos uma chance de falar sobre coisas que são importantes para eles.

Idade Escolar (5-8)

Na escola, as crianças podem se comparar com seus amigos e colegas de classe. Nesta idade, a autoestima tende a se relacionar com muitas coisas, incluindo o quão bem as crianças aprendem, como elas se parecem, como se saem nos esportes e quão facilmente fazem amigos.

Desafios na escola podem parecer afetar a autoestima de seu filho porque seu filho pode se sentir menos capaz do que os outros pela primeira vez. Mas isso vai ajudá-los a aprender que eles não precisam ser perfeitos em tudo para serem amados e valorizados, se sentirem valiosos e acreditarem em si mesmos.

Aqui estão maneiras de ajudar:

  • Dê amor e carinho extra no final do dia escolar. Isso ajuda seu filho a lembrar que você os ama, independentemente de como foi o dia deles.
  • Foque no esforço que seu filho coloca e na coragem que leva para tentar coisas novas ou difíceis. Por exemplo, ‘Eu sei que você estava preocupado em dançar no concerto, mas você foi muito corajoso ao tentar’.
  • Encoraje seu filho a tentar novamente quando as coisas não saem como planejado na primeira vez. Você pode dizer, ‘Vá em frente, tente novamente – eu acredito que você consegue se continuar tentando’. Isso também desenvolve a resiliência de seu filho.
  • Oriente seu filho através de situações sociais complicadas. Por exemplo, ‘Tente dar um grande sorriso quando quiser participar. As pessoas vão querer brincar com você se você parecer amigável’. Você pode tentar representar essas situações com seu filho primeiro. Isso ajuda seu filho a se sentir confiante sobre fazer amigos.
  • Dê ao seu filho oportunidades de tentar coisas diferentes. Ouvir ou tocar música, desenhar, pintar, fazer coisas e ler por prazer são todas maneiras de ajudar seu filho a valorizar suas habilidades e construir autoestima.

Estar conectado a outras pessoas que se importam com eles é importante para a autoestima das crianças. Isso ajuda a fortalecer o senso de quem elas são. Você pode incentivar seu filho a ver seus avós, tias, tios e primos, se isso funcionar para sua família. Ou você poderia se envolver em uma comunidade religiosa local, clube esportivo ou serviço comunitário.

Em cada fase do crescimento de seu filho, seu amor, apoio e encorajamento são os alicerces que impulsionam a autoestima deles. Cada sorriso compartilhado, cada nova tentativa e cada pequeno sucesso são passos no caminho do amor-próprio e da confiança. Ao caminhar lado a lado com seu filho nesta jornada, você está criando um mundo onde ele pode brilhar brilhantemente, celebrando cada parte de quem ele é. Então, continue a nutrir esse vínculo precioso e veja a mágica da autoestima florescer no jardim da vida de seu pequeno.

Fontes:

  • https://raisingchildren.net.au/babies/behaviour/understanding-behaviour/about-self-esteem
  • https://theconversation.com/when-do-children-show-evidence-of-self-esteem-earlier-than-you-might-think-53325#:~:text=Parents%2C%20make%20a%20note%3A%20our,before%20they%20even%20enter%20kindergarten
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16927727/#:~:text=Self,lessons%20dealt%20with%20an
  • https://positivepsychology.com/self-esteem-for-children/#:~:text=References.%20What%20Is%20Self,wellbeing%2C%20and%20overall%20psychological%20health

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Nós

Surgindo da urgência de prover um conhecimento no desenvolvimento infantil, a KidsAI, com sua inovadora psicopedagoga virtual Nanny, tornou-se a aliada-chave dos pais na jornada de crescimento de seus filhos. Nos posicionamos não apenas como uma plataforma, mas como um farol iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para cada criança, sendo compreendida e educada com estratégias.

Outras Categorias

Posts Mais Recentes

  • All Post
  • Atividades Lúdicas
  • Bêbes (0-1)
  • Blog
  • Crianças (1-3)
  • Crianças (3-4)
  • Crianças (3-5)
  • Crianças (5-8)
  • Lazer e Recreação
  • Raízes na Natureza
  • Saúde Mental
  • Universo KidsAi
Olá, mundo!

Diante de uma realidade onde cerca de um bilhão de…

Guias e Ebooks

Não permita que a falta de conhecimento crie barreiras entre você e o potencial ilimitado do seu filho. Nossos guias e eBooks oferecem respostas e soluções. Porque cada momento conta na jornada do desenvolvimento infantil

Cadastre-se

Dicas gratuítas diariamente, e 15% de Desconto se quiser o APP completo!

Cadastrar