Desenvolvimento Infantil de 18 a 24 meses: o que está acontecendo
Sentimentos
Nessa idade, as crianças começam a experimentar novas emoções como raiva e frustração, culpa, vergonha, posse e excitação. Essas emoções ‘grandes’ podem ser difíceis para seu pequeno lidar, e você pode presenciar algumas birras como resultado.
Embora a ansiedade de separação de seu pequeno atinja o pico por volta dos 18 meses, aos 2 anos geralmente começa a diminuir. Mas quando seu pequeno brinca, eles ainda podem querer estar perto de você, de um adulto familiar ou de um irmão.
Seu pequeno também está começando a pensar sobre como se sente e pode associar sentimentos com palavras. Por exemplo, seu pequeno pode dizer que está ‘triste’. Eles podem mostrar afeto dando um beijo ou abraçando um boneco, o que também faz parte do desenvolvimento da empatia.
Habilidades Cotidianas
Por volta dessa época, as crianças estão ansiosas para fazer mais coisas independentemente. Por exemplo, seu pequeno está aprendendo a se alimentar usando uma colher e um copo, e talvez até um garfo – pode até haver menos derramamentos do que antes!
Seu pequeno pode tentar ajudar ao se vestir e despir. Nessa idade, é mais fácil para seu pequeno tirar meias, sapatos e roupas sem botões.
Geralmente, seu pequeno pode mostrar sinais de que está pronto para o treinamento para usar o banheiro a partir dos 2 anos. Mas algumas crianças começam a mostrar sinais de prontidão antes, por volta dos 18 meses.
Brincar e Aprender
Brincar é importante porque é assim que as crianças aprendem.
Nessa idade, seu pequeno começará a imaginar e criar através de brincadeiras de faz de conta – por exemplo, fingindo beber de um copo. Conforme seu pequeno cresce, a brincadeira de faz de conta fica mais complexa, e você pode encontrar seu pequeno fazendo coisas como varrer o chão com um galho de árvore. Seu pequeno vai gostar de passar tempo com irmãos e outras crianças, mesmo que não brinque diretamente com os outros.
Falar
As crianças gostam de falar nessa idade. As palavras de seu pequeno podem até ter tons altos e baixos, como as de um adulto. Você provavelmente ouvirá uma mistura de ‘tagarelice’ e palavras reais.
Aos 18 meses, seu pequeno está aprendendo palavras o tempo todo – geralmente 1-2 palavras por semana, ou talvez até uma palavra por dia. Seu pequeno pode nomear e apontar para objetos, pessoas e partes do corpo familiar – por exemplo, orelhas, nariz ou dedos dos pés. Seu pequeno também pode fazer sons de animais como ‘moo’ ou repetir o mesmo som ou palavra várias vezes.
Seu pequeno conhece o próprio nome e a ideia de ‘meu’. Eles estão melhorando na compreensão de frases simples e instruções como ‘Traga para a Mamãe’ ou ‘Vamos passear’. Você será capaz de entender mais do que seu pequeno diz para você.
Aos 2 anos, seu pequeno pode ser capaz de dizer ‘Eu’, ‘você’ e ‘me’ e usar frases com 2-3 palavras – por exemplo, ‘Carro da Mamãe’ ou ‘eu faço’.
Movimento
Geralmente, as crianças já andam sozinhas aos 18 meses e começam a correr. Seu pequeno provavelmente andará para cima e para baixo nas escadas ou subirá nos móveis com sua ajuda. Chutar e arremessar uma bola, rabiscar com lápis ou giz de cera, e construir pequenas torres de blocos podem ser algumas das atividades preferidas do seu pequeno.
É uma boa ideia observar como você pode tornar sua casa segura para seu pequeno ativo se mover.
Nessa idade, seu pequeno também pode:
pedir ‘mais’ e dizer ‘não’ quando solicitado a fazer algo,
copiar você – por exemplo, eles podem ajudar a varrer o chão,
sentar-se em uma cadeira pequena,
andar carregando objetos maiores,
usar uma mão mais do que a outra aos 2 anos.
Quando seu pequeno aprende uma nova habilidade, celebre a conquista com bastante elogio e atenção positiva. Também é uma boa ideia ajudar e incentivar seu pequeno a continuar fazendo as coisas que aprenderam, mesmo que essas coisas sejam difíceis.
“Auxiliando o Desenvolvimento Infantil de 18 a 24 meses
Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento de seu pequeno nesta idade:
Esteja lá para seu pequeno: se você estiver por perto enquanto seu pequeno brinca e explora, isso dará a ele confiança para tentar coisas novas por conta própria. Isso pode ajudar seu pequeno a ser independente e autoconfiante mais tarde.
Dê a seu pequeno a chance de brincar com outros: brincar é uma ótima maneira para seu pequeno aprender a estar com outras crianças, fazer amigos e desenvolver habilidades sociais como compartilhar e esperar a vez.
Passe tempo brincando ao ar livre: estar ao ar livre com você permite que seu pequeno explore o mundo e teste suas crescentes habilidades físicas. Quando estiverem fora, lembre-se de se proteger do sol.
Incentive seu pequeno a praticar habilidades cotidianas como se alimentar, beber de um copo e se vestir. Essas habilidades envolvem movimentos de músculos pequenos e grandes, bem como a capacidade de seu pequeno pensar sobre o que está fazendo.
Converse com seu pequeno: nomear e falar sobre coisas cotidianas – partes do corpo, brinquedos e itens domésticos como colheres ou cadeiras – desenvolve habilidades linguísticas. Nesta idade, você pode ensinar a seu pequeno que uma ‘cadeira’ pode ser uma ‘cadeira grande’, ‘cadeira vermelha’ ou até mesmo uma ‘grande cadeira vermelha’.
Dê significado às falas de seu pequeno ouvindo e respondendo. Se seu pequeno diz ‘Mamãe leite’, você pode responder dizendo ‘Você quer que a mamãe te dê um pouco de leite?’. Isso incentiva a conversa e desenvolve as habilidades de comunicação de seu pequeno. Também faz seu pequeno se sentir valorizado e amado.
Leia com seu pequeno: você pode incentivar a fala e a imaginação de seu pequeno lendo juntos, contando histórias, cantando músicas e recitando rimas infantis. Essas atividades também ajudam seu pequeno a aprender a ler à medida que crescem.
Educar Pequenos de 18 a 24 meses
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E também está tudo bem admitir que você não sabe algo e fazer perguntas ou buscar ajuda.
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si física, mental e emocionalmente é bom para você e é bom para seu pequeno. Quando você está bem, pode dar a seu pequeno a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar. Você também pode orientar o comportamento de seu pequeno de maneiras positivas, mesmo quando acha o comportamento deles desafiador.
E lembre-se de que parte de cuidar de si é pedir ajuda, especialmente se estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Há muitas pessoas que podem apoiar você e seu pequeno, incluindo seu parceiro, amigos, parentes, enfermeiro de saúde infantil e familiar e médico.
Nunca sacuda, bata ou abuse verbalmente de um pequeno. Você corre o risco de prejudicar seu filho, mesmo sem querer. Se você sentir que não consegue lidar, está tudo bem em tirar um tempo até se acalmar. Coloque seu pequeno gentilmente em um lugar seguro como um berço. Vá para outro cômodo para respirar fundo ou ligue para a linha de ajuda para pais de seu estado ou território.
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 18 meses
Você conhece seu pequeno melhor. Portanto, é uma boa ideia ver seu enfermeiro de saúde infantil e familiar ou médico se tiver alguma preocupação ou perceber que seu pequeno de 18 meses tem algum dos seguintes problemas.
Ver, ouvir e comunicar
Seu pequeno:
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas,
não diz nenhuma palavra única,
não consegue juntar 2 palavras – por exemplo, ‘Mais bebida’,
não aponta, acena ou usa outros gestos,
não segue instruções simples – por exemplo, ‘Por favor, me dê a bola’.
Comportamento e brincadeira
Seu pequeno não gosta de contato visual ou abraços com você ou não está mostrando seus sentimentos.
Movimento e habilidades motoras
Seu pequeno:
não está andando por conta própria,
usa uma mão muito mais do que a outra (geralmente as crianças não usam uma mão mais do que a outra até mais perto dos 2 anos).
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 2 anos
É uma boa ideia ver seu enfermeiro de saúde infantil e familiar ou médico se você perceber que seu pequeno de 2 anos tem algum dos seguintes problemas.
Ver, ouvir e comunicar
Seu pequeno:
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas,
não está juntando 2 ou mais palavras – por exemplo, ‘Carro vermelho’ ou ‘Eu também vou’,
não consegue seguir instruções simples – por exemplo, ‘Pegue seus sapatos, por favor’.
Comportamento e brincadeira
Seu pequeno:
não está mostrando seus sentimentos,
não vem até você para carinho ou conforto,
não copia ações ou palavras – por exemplo, ao cantar ‘Cabeça, ombros, joelhos e pés’,
não finge durante a brincadeira – por exemplo, não finge falar ao telefone.
Movimento e habilidades motoras
Seu pequeno:
não consegue subir e descer escadas, mesmo segurando em você ou em um corrimão,
não consegue correr,
acha difícil manusear objetos pequenos – por exemplo, um lápis ou giz de cera,
não está rabiscando.
Consulte um profissional de saúde infantil se perceber que seu pequeno está perdendo habilidades que tinha antes.
Também é uma boa ideia ver seu enfermeiro de saúde infantil e familiar ou médico se você ou seu parceiro apresentar sinais de depressão pós-parto em mães que deram à luz ou depressão pós-parto em pais não parturientes. Sinais de depressão pós-parto incluem sentir-se triste e chorar sem motivo aparente, sentir-se irritado, ter dificuldade em lidar e sentir-se muito ansioso.
O desenvolvimento geralmente ocorre na mesma ordem na maioria das crianças, mas as habilidades podem se desenvolver em idades ou momentos diferentes. Se você está se perguntando se o desenvolvimento de seu pequeno está no caminho certo ou se sente que algo não está certo, é melhor buscar ajuda cedo. Veja seu enfermeiro de saúde infantil e familiar ou médico.