Desenvolvimento da Criança (2-3 Anos)

Desenvolvimento Infantil de 2 a 3 anos: o que está acontecendo
Sentimentos
Esta é uma das idades mais importantes para o desenvolvimento emocional.
 
Seu filho está passando por muitas emoções enquanto também aprende sobre os sentimentos de outras pessoas. Birras são comuns, pois seu filho nem sempre consegue comunicar suas necessidades. Eles muitas vezes não sabem como expressar emoções fortes como frustração, raiva, constrangimento, culpa e vergonha.
 
Seu filho também está começando a entender como o comportamento dele afeta você e como o seu comportamento afeta ele. Seu filho pode não ficar tão chateado quando você os deixa. Mas eles ainda vão querer muita atenção sua e podem se apegar a você quando estão cansados ou assustados – ou apenas querem um carinho.
 
Falar
Por volta dos 2 anos, as crianças podem ser capazes de usar frases de 2-3 palavras e dizer ‘eu’, ‘você’ e ‘me’. Seu filho está aprendendo e usando muitas palavras e pode ser mais fácil de entender quando fala.
 
Aos 3 anos, as crianças geralmente podem usar frases de 3-5 palavras, ou até mais. Seu filho começa a aprender como revezar ao falar e pode ser capaz de ter uma conversa curta com você.
 
Seu filho está aprendendo a falar sobre coisas que aconteceram durante o dia. Com sua ajuda, seu filho pode ser capaz de colocar as coisas em ordem para contar uma história simples – por exemplo, ‘Eu fui à loja’. ‘E o que você fez na loja?’ ‘Comprei leite.’ Aos 3 anos, seu filho pode ser capaz de contar uma história simples ‘inventada’ baseada em suas próprias experiências, mas provavelmente será bem curta.
 
Nessa idade, seu filho também falará sobre pessoas e objetos que não estão com eles – por exemplo, ‘Vovó na loja’ ou ‘Minha bola na árvore’.
 
Pensar
Tudo que as crianças aprenderam até agora desenvolveu seu pensamento.
 
 
Seu filho está começando a entender conceitos como tempo e opostos – por exemplo, grande/pequeno e dia/noite. Seu filho também está começando a apontar para partes do corpo com base no que fazem, organizar objetos e combinar formas e cores. E seu filho está começando a lembrar como algumas coisas são – por exemplo, maçãs são vermelhas e redondas.
 
Seu filho resolve problemas testando as coisas.
 
Brincar e Aprender
Brincar é importante porque é assim que as crianças aprendem.
 
Seu filho gosta de brincar com os outros, brincar de se vestir, fazer festas de chá, pintar com os dedos ou um pincel, e brincar de ‘correr e rolar’. Quando seu filho brinca com você ou outras crianças, você pode perceber que seu filho está melhorando ao revezar.
 
Contar histórias, cantar e ler também são atividades divertidas para seu filho fazer nessa idade.
 
Habilidades Cotidianas
Por volta dessa época, as crianças estão ansiosas para fazer mais coisas por conta própria.
 
Por exemplo, seu filho provavelmente pode lavar as próprias mãos, se lavar na hora do banho, se alimentar e se vestir – embora seu filho provavelmente seja melhor em tirar as roupas do que colocá-las! E seu filho ainda está aprendendo, então você pode ainda precisar ajudar.
 
Você pode construir a confiança e a independência do seu filho deixando-os ajudar você em tarefas domésticas como varrer ou tirar o pó. Seu filho se sente muito orgulhoso quando é um bom ajudante.
 
Seu filho pode até estar pronto para começar o treinamento de uso do banheiro.
 
 
Movimentação
Nesta idade, as crianças podem correr e provavelmente cairão menos. Seu filho está começando a subir e descer escadas por conta própria, colocando ambos os pés em cada degrau e usando o corrimão ou a parede para se equilibrar. Seu filho provavelmente pode chutar uma bola e até mesmo ficar em um pé só por alguns segundos. Seu filho está melhor em lançar objetos com o braço e pegar. Eles provavelmente usam a mão preferida para fazer essas atividades.
 
Se você estiver por perto enquanto seu filho explora, ele se sentirá seguro e confortado. Isso ajuda seu filho a construir confiança para tentar coisas novas e explorar por conta própria.
 
Com seu filho tão ativo, é uma boa ideia ver como você pode tornar sua casa segura. Nesta idade, seu filho também pode:
 
pular no lugar
andar de triciclo
reconhecer objetos e nomeá-los
usar um pé e depois o outro ao subir escadas.
Ajudando o desenvolvimento infantil de 2 a 3 anos
Aqui estão coisas simples que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento infantil nesta idade:
 
Dê a seu filho a chance de brincar com outros: brincar é uma ótima maneira para seu filho aprender a estar com outras crianças, fazer amigos e desenvolver habilidades sociais como compartilhar e revezar.
Passe tempo brincando ao ar livre: estar ao ar livre com você permite que seu filho explore o mundo e teste suas crescentes habilidades físicas. Quando estiver ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol.
Incentive habilidades cotidianas como usar uma colher e colocar os sapatos. Essas habilidades envolvem movimentos de músculos pequenos e grandes, bem como a capacidade de seu filho pensar sobre o que estão fazendo.
Converse com seu filho: nomear e falar sobre coisas cotidianas – partes do corpo, brinquedos e itens domésticos como colheres ou cadeiras – desenvolve as habilidades de linguagem de seu filho. Nesta idade, você pode ensinar a seu filho que uma ‘cadeira’ pode ser uma ‘cadeira grande’, uma ‘cadeira vermelha’ ou até mesmo uma ‘grande cadeira vermelha’.
Dê sentido ao falar do seu filho ouvindo e respondendo. Se seu filho diz ‘Mama leite’, você pode responder dizendo ‘Você quer que a mamãe te dê um pouco de leite?’ Isso também faz com que seu filho se sinta valorizado e amado.
Leia para seu filho: você pode incentivar o falatório e a imaginação do seu filho lendo juntos, contando histórias, cantando canções e recitando rimas infantis. Essas atividades também ajudam seu filho a aprender a ler à medida que envelhecem.
Faça um pouco de cozinha com seu filho: isso ajuda seu filho a se interessar por comida saudável, aprender algumas palavras novas e começar a se familiarizar com conceitos matemáticos como ‘metade’, ‘1 colher de chá’ ou ‘30 minutos’. Você pode dar ao seu filho atividades simples de cozinha, como fazer uma salada ou montar sanduíches.
Quando seu filho aprende uma nova habilidade, comemore a conquista com muitos elogios e atenção positiva. Também é uma boa ideia ajudar e incentivar seu filho a continuar fazendo as coisas que aprendeu, mesmo que essas coisas sejam difíceis.
 
Educar crianças de 2 a 3 anos
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E está tudo bem em admitir que você não sabe algo e fazer perguntas ou buscar ajuda.
 
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si fisicamente, mentalmente e emocionalmente é bom para você e é bom para seu filho. Quando você está bem, pode dar a seu filho a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar. Você também pode orientar o comportamento do seu filho de maneiras positivas, mesmo quando acha o comportamento deles desafiador.
 
E lembre-se de que parte do cuidado consigo mesmo é pedir ajuda, especialmente se estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Existem muitas pessoas que podem apoiar você e seu filho, incluindo seu parceiro, amigos, parentes, enfermeira de saúde infantil e familiar e médico.
 
Nunca sacuda, bata ou abuse verbalmente de uma criança. Você corre o risco de machucar seu filho, mesmo que não tenha essa intenção. Se sentir que não consegue lidar, está tudo bem em tirar um tempo até se sentir mais calmo. Coloque seu filho gentilmente em um lugar seguro como um berço. Vá para outro cômodo para respirar fundo, ou ligue para a linha de ajuda para pais de seu estado ou território.
 
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 2 anos
Você conhece seu filho melhor. Então, é uma boa ideia ver a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico se você tiver alguma preocupação ou notar que seu filho de 2 anos tem algum dos seguintes problemas.
 
Ver, ouvir e comunicar
Seu filho:
 
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas
não está juntando 2 ou mais palavras – por exemplo, ‘Carro vermelho’ ou ‘Eu também vou’
não consegue seguir instruções simples – por exemplo, ‘Pegue seus sapatos, por favor’.
Comportamento e brincadeira
Seu filho:
 
não copia ações ou palavras – por exemplo, ao cantar ‘Cabeça, ombros, joelhos e pés’
não finge durante a brincadeira – por exemplo, não finge alimentar uma boneca
não está mostrando sentimentos
não vem até você por afeto ou conforto.
Movimento e habilidades motoras
Seu filho:
 
não consegue subir e descer escadas, mesmo segurando em você ou no corrimão
não consegue correr
tem dificuldade em manusear objetos pequenos – por exemplo, um lápis ou giz de cera
não está rabiscando ou tentando desenhar.
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 3 anos
É uma boa ideia ver a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico se você notar que seu filho de 3 anos tem algum dos seguintes problemas.
 
Ver, ouvir e comunicar
Seu filho:
 
não olha nos seus olhos
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas
não está usando frases de 3 palavras
não entende instruções de 2 partes – por exemplo, ‘Pegue seus sapatos e coloque-os na caixa’
é frequentemente difícil de entender ao falar com você, família ou amigos.
Comportamento e brincadeira
Seu filho:
 
não se interessa por outras crianças
tem dificuldade em se separar do cuidador principal
não finge durante a brincadeira – por exemplo, não finge brincar de ‘compras’ ou ‘andar de ônibus’.
Movimento e habilidades motoras
Seu filho:
 
não consegue correr
não está rabiscando ou desenhando
tem dificuldade em manusear objetos pequenos – por exemplo, um lápis ou giz de cera.
Consulte um profissional de saúde infantil se seu filho perder habilidades que tinha antes.
 
Também é uma boa ideia ver a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico se você ou seu parceiro apresentarem sinais de depressão pós-parto em mães que deram à luz ou depressão pós-parto em pais não parturientes. Sinais de depressão pós-parto incluem sentir-se triste e chorar sem motivo aparente, sentir-se irritável, ter dificuldade em lidar e sentir-se muito ansioso.
 
O desenvolvimento geralmente ocorre na mesma ordem na maioria das crianças, mas as habilidades podem se desenvolver em idades ou momentos diferentes. Se você está se perguntando se o desenvolvimento do seu filho está no caminho certo, ou se sente que algo não está certo, é melhor procurar ajuda cedo. Veja a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Nós

Surgindo da urgência de prover um conhecimento no desenvolvimento infantil, a KidsAI, com sua inovadora psicopedagoga virtual Nanny, tornou-se a aliada-chave dos pais na jornada de crescimento de seus filhos. Nos posicionamos não apenas como uma plataforma, mas como um farol iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para cada criança, sendo compreendida e educada com estratégias.

Outras Categorias

Posts Mais Recentes

  • All Post
  • Atividades Lúdicas
  • Bêbes (0-1)
  • Blog
  • Crianças (1-3)
  • Crianças (3-4)
  • Crianças (3-5)
  • Crianças (5-8)
  • Lazer e Recreação
  • Raízes na Natureza
  • Saúde Mental
  • Universo KidsAi
Olá, mundo!

Diante de uma realidade onde cerca de um bilhão de…

Guias e Ebooks

Não permita que a falta de conhecimento crie barreiras entre você e o potencial ilimitado do seu filho. Nossos guias e eBooks oferecem respostas e soluções. Porque cada momento conta na jornada do desenvolvimento infantil

Cadastre-se

Dicas gratuítas diariamente, e 15% de Desconto se quiser o APP completo!

Cadastrar