Desenvolvimento de pré-escolares aos 4-5 anos: o que está acontecendo
Sentimentos e comportamento
Nessa idade, os pré-escolares estão explorando e aprendendo a expressar emoções. Eles fazem isso de várias maneiras – por exemplo, falando, usando gestos, fazendo barulhos e brincando.
Os pré-escolares também gostam de estar perto de pessoas. Seu filho pode querer agradar e ser como amigos da idade pré-escolar. Amigos imaginários podem ser importantes para o seu filho também. Como parte de se dar bem com os outros, você pode ouvir seu filho pedindo desculpas, concordando com as regras e ficando feliz quando coisas boas acontecem a outras pessoas.
Quando se trata de cooperar, seu filho provavelmente será mais prestativo. Até o seu filho completar 5 anos, provavelmente terá mais controle sobre o comportamento e as emoções e menos birras.
Seu filho pode se sentir ansioso por começar a escola. Conversar com seu filho sobre isso e até visitar a escola juntos pode ajudar a aliviar qualquer preocupação.
Neste ano, seu filho pode esconder a verdade sobre algumas coisas às vezes ou até começar a contar mentiras. Por exemplo, eles podem dizer ‘Eu não fiz isso’ mesmo quando fizeram. Isso é uma parte típica do desenvolvimento do pré-escolar.
Brincar e aprender
Brincar é importante porque ainda é como as crianças aprendem e exploram os sentimentos.
Quando se trata de brincar, seu filho gosta de cantar, dançar e atuar. Seu filho também adora brincadeiras de faz de conta e está aprendendo a diferença entre fantasia e realidade. Seu filho pode também tentar diferentes papéis e comportamentos, como ser médico ou casar.
Você também pode notar que seu filho tem senso de humor e gosta de piadas e histórias engraçadas.
Seu filho está começando a se tornar mais ciente do gênero. Seu filho também pode ser muito curioso sobre corpos – o próprio e o de outras pessoas. Por exemplo, você pode encontrar seu filho olhando para os próprios genitais e os de outras crianças. Uma combinação de curiosidade natural e interpretação de papéis geralmente é uma parte típica do comportamento sexual infantil. Mas se você estiver preocupado com o comportamento sexual de uma criança, é uma boa ideia conversar com um GP, um pediatra ou outro profissional de saúde qualificado.
Pensando
Os pré-escolares entendem mais sobre opostos – por exemplo, alto/baixo. Eles sabem os nomes das letras e números fora de ordem e podem contar até 10. Seu filho pode lembrar do próprio endereço e saber a diferença entre esquerda e direita.
Falando
A linguagem das crianças se desenvolve muito aos 4-5 anos. Você pode notar que seu filho adora contar histórias e ter conversas. Seu filho também pode lhe dizer como se sente, falar sobre suas ideias, fazer muitas perguntas e dizer palavras que rimam.
Aos 4 anos, os pré-escolares conhecem centenas de palavras e podem usar 5-6 palavras ou mais em frases. Você consegue entender o que seu filho está dizendo o tempo todo.
Aos 5 anos, os pré-escolares podem falar mais claramente e conhecerão, entenderão e usarão ainda mais palavras, muitas vezes em frases mais complexas de até 9 palavras. Seu filho entende a maior parte das coisas que você diz e pode seguir instruções complexas e de várias etapas.
Vida diária
Vestir-se e ir ao banheiro de forma independente é bastante fácil para as crianças nesta idade. Além disso, seu filho provavelmente pode usar um garfo, colher e às vezes uma faca – por exemplo, para espalhar manteiga no pão. Mas você ainda precisa supervisionar e ajudar seu filho em tarefas como escovar os dentes.
Movendo
Os pré-escolares adoram se mover e ser ativos. Seu filho está melhorando em descer degraus (talvez usando o corrimão) com os pés alternados, arremessar, pegar e chutar uma bola, correr, escalar, pular, saltitar e equilibrar-se em um pé.
Seu filho também pode desenvolver algumas novas habilidades motoras grossas – por exemplo, pular, saltar para trás ou pular enquanto corre.
As habilidades motoras finas do seu filho também estão melhorando. Seu filho pode cortar com tesouras seguras para crianças e escrever o primeiro nome e algumas letras. Seu filho também pode ser capaz de desenhar um círculo e fazer desenhos detalhados de pessoas com partes do corpo e roupas.
Ajudando o desenvolvimento do pré-escolar aos 4-5 anos
Aqui estão coisas simples que você pode fazer para ajudar o desenvolvimento do seu filho nesta idade:
Dê ao seu filho bastante tempo para brincar: brincar é importante para desenvolver as emoções dos pré-escolares, porque ajuda os pré-escolares a explorar e expressar sentimentos como alegria, excitação, raiva ou medo. Por exemplo, você e seu filho podem tentar brincar de faz de conta com fantoches.
Passe tempo brincando ao ar livre: isso permite que seu filho explore o ambiente natural, tenha aventuras e teste os limites físicos. Brincar ao ar livre para pré-escolares pode envolver brincadeiras na areia ou na lama, jogos de pega-pega ou caça ao tesouro. Quando estiver ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol.
Reserve um tempo para brincadeiras imaginativas e criativas: isso pode ser colagem, desenho, jogos de vestir, contar histórias ou escrever cartas. Brincadeiras musicais são outra ideia – seu filho pode gostar de dançar, pular ou fazer música com instrumentos simples.
Leia com seu filho: ler juntos, contar histórias, cantar músicas e recitar rimas infantis incentivam a fala, o pensamento e a imaginação do seu filho. Essas atividades também ajudam seu filho a aprender a ler conforme ele cresce.
Cozinhe com seu filho: isso ajuda seu filho a se interessar por alimentos saudáveis
Pais e mães de pré-escolares aos 4-5 anos
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E também está tudo bem em admitir que você não sabe algo e fazer perguntas ou buscar ajuda.
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si fisicamente, mentalmente e emocionalmente é bom para você, e é bom para o seu filho. Quando você está bem, pode dar ao seu filho a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar. Você também pode guiar o comportamento do seu filho de maneiras positivas, mesmo quando acha o comportamento dele desafiador.
E lembre-se de que parte do autocuidado é pedir ajuda, especialmente se você estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Existem muitas pessoas que podem apoiar você e seu filho, incluindo seu parceiro(a), amigos, parentes, enfermeiro(a) de saúde infantil e familiar e médico.
Nunca sacuda, bata ou abuse verbalmente de uma criança. Você corre o risco de prejudicar seu filho, mesmo que não tenha a intenção. Se você sentir que não consegue lidar com a situação, está tudo bem em tirar um tempo até se sentir mais calmo. Coloque seu filho gentilmente em um lugar seguro como o quarto dele. Vá para outro cômodo para respirar fundo ou ligue para a linha de ajuda para pais de seu estado ou território.
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 4 anos
Você conhece seu filho melhor. Portanto, é uma boa ideia consultar o enfermeiro de saúde infantil e familiar ou o médico se você tiver alguma preocupação ou perceber que seu filho de 4 anos tem algum dos seguintes problemas.
Visão, audição e comunicação
Seu filho:
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas
não usa frases com mais de 3 palavras
não consegue entender instruções de 2 partes como ‘Coloque a boneca no chão e pegue a bola’.
Comportamento e brincadeiras
Seu filho:
não finge durante a brincadeira – por exemplo, não finge ser um adulto, ir às compras ou fazer um chá
ainda tem birras por coisas muito pequenas ou se agarra e chora quando você sai
não parece mostrar empatia – por exemplo, não tenta confortar outros que estão machucados ou tristes
parece muito assustado, infeliz ou triste na maior parte do tempo.
Movimento e habilidades motoras
Seu filho:
é desajeitado – por exemplo, tropeça muito ao caminhar ou correr
tem dificuldade em manusear objetos pequenos – por exemplo, um lápis ou giz de cera
tem dificuldade em desenhar formas – por exemplo, um círculo ou cruz
tem dificuldade em comer, se vestir ou usar o banheiro.
Quando se preocupar com o desenvolvimento infantil aos 5 anos
É uma boa ideia consultar o enfermeiro de saúde infantil e familiar ou o médico se você perceber que seu filho de 5 anos tem algum dos seguintes problemas.
Visão, audição e comunicação
Seu filho:
tem dificuldade em ver ou ouvir coisas
não consegue entender instruções complexas e de múltiplas etapas como ‘Coloque a boneca no chão, pegue a bola debaixo da cadeira e coloque-a na caixa’
não está desenvolvendo habilidades de conversação – por exemplo, não entende como falar, ouvir e responder.
Comportamento e brincadeiras
Seu filho:
não brinca com outras crianças ou age de maneira muito agressiva
não mostra empatia – por exemplo, não tenta confortar outros que estão machucados ou chateados
parece muito assustado, infeliz ou triste na maior parte do tempo
é facilmente distraído e não consegue se concentrar em nenhuma atividade única por mais de alguns minutos
não finge durante a brincadeira – por exemplo, não brinca de médicos e enfermeiros, construção na caixa de areia ou cozinha.
Movimento e habilidades motoras
Seu filho:
é desajeitado – por exemplo, tropeça muito ao caminhar ou correr
tem dificuldade em usar objetos pequenos – por exemplo, um lápis ou giz de cera
tem dificuldade em desenhar formas – por exemplo, um círculo ou quadrado
tem dificuldade em comer, se vestir ou usar o banheiro.
Consulte um profissional de saúde infantil se em qualquer idade seu filho apresentar uma perda notável e consistente de habilidades.
O desenvolvimento geralmente ocorre na mesma ordem na maioria das crianças, mas as habilidades podem se desenvolver em idades ou momentos diferentes. Se você estiver se perguntando se o desenvolvimento do seu filho está no caminho certo, ou se sentir que algo não está bem, é melhor buscar ajuda cedo. Consulte o enfermeiro de saúde infantil e familiar ou o médico.