Por volta dos 5 meses, seu bebê está começando a formar um vínculo mais forte com você. Nos últimos meses, seu bebê aprendeu a reconhecer sua voz, memorizar sua aparência e entender que você responde quando ele precisa. Seu bebê também conhece outros cuidadores e compreende quem eles são.
Seu bebê virará para você quando você falar, e pode até responder ao próprio nome ou a outro som, como o toque de um sino.
Seu bebê está demonstrando mais emoções – fazendo “raspberries”, soltando gritinhos, emitindo sons como “ah-goo” e até tentando imitar o tom que você usa ao falar. Seu bebê pode sorrir e conversar consigo mesmo (e com você!) no espelho. Seu bebê também está começando a mostrar emoções como raiva, frustração e irritação. Em vez de chorar, seu bebê pode resmungar.
Seu bebê adora alcançar e pegar tudo – anéis pendurados, chocalhos, brinquedos, pequenos blocos e mais. Eles podem segurar coisas nas mãos usando as palmas e os dedos indicadores e frequentemente colocam coisas na boca.
Nesta idade, seu bebê também pode:
derrubar algo – por exemplo, um chocalho – e virar a cabeça para procurá-lo (mas provavelmente ainda não olhará para baixo)
rolar de costas para a barriga e da barriga para as costas
sentar-se com apoio ao redor dos quadris e atrás das nádegas e parte inferior das costas
colocar os dedos na boca e começar a se interessar pelo que você está comendo – esse interesse crescerá nas próximas semanas.
Você ficará surpreso com o quão longe seu bebê pode rolar e o que ele pode alcançar, então sempre observe seu bebê. Não demora muito para que seu bebê role inesperadamente em algo ou alcance algo que o coloque em perigo.
Ajudando no desenvolvimento do bebê aos 4-5 meses
Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento do seu bebê nesta idade:
Converse e ouça seu bebê: ao fazer isso, você está ajudando o bebê a aprender sobre linguagem e comunicação. Quando você fala e escuta, olhe nos olhos do seu bebê e faça expressões faciais para ajudá-lo a aprender a ligação entre palavras e sentimentos.
Faça contato visual com seu bebê: quando você faz seu bebê seguir seus olhos, isso encoraja seu bebê a virar a cabeça. Assim como o tempo de barriga, isso fortalece o pescoço do bebê e o controle da cabeça.
Brinque juntos: cante músicas, leia livros, brinque com brinquedos, faça o tempo de barriga e faça sons engraçados juntos – seu bebê vai adorar! Brincar juntos ajuda você e seu bebê a se conhecerem. Também ajuda seu bebê a se sentir amado e seguro.
Estabeleça uma rotina: quando parecer certo para você e seu bebê, pode ser útil fazer as coisas em uma ordem semelhante todos os dias. Um padrão familiar ajuda seu bebê a se sentir seguro e protegido.
Prepare sua casa para um bebê em movimento: é uma boa ideia verificar como você pode tornar sua casa segura para que o bebê se movimente.
Às vezes, seu bebê pode não querer fazer algumas dessas coisas – por exemplo, ele pode estar muito cansado ou com fome. Seu bebê usará sinais para informar quando tiver o suficiente e o que precisa.
Choro e como responder
Às vezes você saberá por que seu bebê está chorando. Quando você responde ao choro do bebê – por exemplo, trocando a fralda do bebê quando está molhada ou alimentando o bebê se estiver com fome – seu bebê se sente confortável e seguro.
Às vezes você pode não saber por que seu bebê está chorando, mas ainda é importante confortar seu bebê. Você não pode mimar seu bebê pegando-o no colo, abraçando-o ou falando com ele em uma voz suave.
Nunca sacuda um bebê. Pode causar sangramento no cérebro e, provavelmente, danos cerebrais permanentes. Se você sentir que não pode lidar com isso, está tudo bem em tirar um tempo até se sentir mais calmo. Coloque gentilmente seu bebê em um lugar seguro, como um berço. Vá para outro quarto para respirar fundo ou ligue para a linha de apoio à criação do seu estado ou território.
Todos os dias, você e seu bebê aprendem um pouco mais um sobre o outro. Conforme seu bebê cresce e se desenvolve, você aprende mais sobre as necessidades dele e como pode atendê-las.
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E está tudo bem em admitir que você não sabe algo, fazer perguntas ou buscar ajuda.
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si mesmo fisicamente, mentalmente e emocionalmente é bom para você e é bom para o seu bebê. Quando você está bem, pode dar ao seu bebê a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar. Você também pode lidar melhor se seu bebê estiver chorando muito.
Lembre-se de que cuidar de si mesmo inclui pedir ajuda, especialmente se você estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Existem muitas pessoas que podem apoiar você e seu bebê, incluindo seu parceiro, amigos, parentes, enfermeira de saúde infantil e familiar e médico.
Quando se preocupar com o desenvolvimento do bebê
Você conhece seu bebê melhor. Portanto, é uma boa ideia consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico se tiver alguma preocupação ou perceber que seu bebê de 5 meses apresenta algum dos seguintes problemas.
Visão, audição e comunicação
Seu bebê:
chora muito e isso o preocupa
não faz contato visual com você
não segue objetos em movimento com os olhos
não emite sons ou não responde a barulhos.
Comportamento e aprendizado
Seu bebê não está:
sorrindo
colocando objetos na boca.
Movimento e habilidades motoras
Seu bebê não está:
levantando a cabeça ou tem controle insuficiente da cabeça
alcançando objetos
rolando.
Se você perceber que seu bebê perdeu algumas das habilidades que já teve, consulte um profissional de saúde infantil.
Também é uma boa ideia consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o médico se você ou seu parceiro apresentar os sintomas de depressão pós-parto em mães ou depressão pós-parto em pais não gestantes. Sintomas de depressão pós-parto incluem sentir-se triste e chorar sem motivo aparente, sentir-se irritado, ter dificuldade em lidar e sentir-se muito ansioso.