Desenvolvimento do bebê de 8-9 meses: o que está acontecendo

Balbucios, batendo palmas, engatinhando, se erguendo para ficar de pé – seu bebê está numa fase repleta de novidades.
 
Nesta idade, o cérebro do seu bebê está passando por um rápido crescimento. Isso potencializa a memória dele e você pode perceber que ele está formando laços mais fortes com as pessoas, brinquedos e livros que mais gosta.
 
Seu bebê pode até preferir uma pessoa em particular – pode ser você, seu parceiro ou outro membro da família ou cuidador. Ansiedade de separação e medo de estranhos são comuns nesta fase. É útil saber que essas são partes típicas do desenvolvimento infantil.
 
As emoções do seu bebê estão amadurecendo. Por exemplo, ele pode expressar medo e também perceber e responder às suas expressões faciais.
 
Seu bebê está começando a associar palavras com seus significados e entender sua linguagem corporal. Por exemplo, se você apontar para um cachorro e dizer “cachorro”, ele pode olhar em direção ao animal. Ou ele pode parar o que está fazendo quando ouve você dizer “não”.
 
O balbucio do seu bebê está mais alto agora, e você pode ouvir palavras sendo repetidas – como “mamãe” ou “papai”.
 
Nesta idade, seu bebê também pode:
 
imitar sons
fazer barulhos para chamar sua atenção
explorar tudo ao seu redor – por exemplo, ele pode tocar sinos, bater blocos e encontrar objetos escondidos
aprimorar suas habilidades de alimentação segurando, mordendo e mastigando comida
começar a se alimentar com os dedos ou com uma colher pequena.
Você ficará surpreso com a distância que seu bebê pode se mover, por isso, sempre fique de olho nele e nunca o deixe sozinho em uma mesa de troca, sofá ou cama. Agora pode ser um bom momento para pensar em tornar sua casa segura para ele se movimentar sem se machucar.
Ajudando no desenvolvimento do bebê aos 8-9 meses
 
Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento do seu bebê nesta idade:
 
Fale com seu bebê: converse sobre as atividades diárias, como dar banho ou trocar fraldas. Ele adora conversar, então quanto mais diálogo, melhor!
Ouça e responda aos balbucios do bebê: isso desenvolve habilidades de linguagem e comunicação. Responda de forma carinhosa e calorosa. Ele adora ouvir a variação da sua voz e observar seu rosto enquanto você fala.
Brinque juntos: cante músicas, brinque de esconde-esconde, toque sinos, esconda brinquedos e faça sons engraçados ou ruídos de animais juntos. Nesta fase, ele adora brincar com você e imitar o que você faz.
Leia juntos: isso desenvolve a imaginação do bebê e ajuda a entender a linguagem.
Incentive os movimentos: se ele estiver engatinhando, tente engatinhar junto ou brinque de “pegar” enquanto engatinham.
Passe tempo ao ar livre: estar ao ar livre proporciona muitas experiências diferentes. Lembre-se de se proteger do sol.
Ofereça alimentos sólidos: como carnes moídas, arroz integral ou pão macio. Certifique-se de que os alimentos são macios o suficiente para evitar engasgos.
Às vezes, seu bebê pode não querer fazer algumas dessas coisas, por exemplo, pode estar cansado ou com fome. Ele mostrará sinais para você saber quando teve o suficiente e o que precisa.
Cuidando de um bebê de 9 meses
 
Como pai ou mãe, você está sempre aprendendo. Está tudo bem em se sentir confiante sobre o que você sabe. E está tudo bem em admitir quando você não sabe algo, fazer perguntas ou buscar ajuda.
 
Também é importante cuidar de si mesmo. Cuidar de si fisicamente, mentalmente e emocionalmente é benéfico tanto para você quanto para o seu bebê. Quando você está bem, pode oferecer ao seu bebê a atenção amorosa de que ele precisa para crescer e prosperar.
 
E lembre-se de que parte de cuidar de si mesmo é pedir ajuda, especialmente se estiver se sentindo estressado, ansioso ou irritado. Existem muitas pessoas que podem apoiar você e seu bebê, incluindo seu parceiro, amigos, parentes, enfermeira de saúde infantil e o pediatra.
 
Nunca sacuda um bebê. Isso pode causar sangramento no cérebro e provavelmente danos cerebrais permanentes. Se você sentir que não consegue lidar com a situação, está tudo bem em tirar um tempo até se sentir mais calmo. Coloque gentilmente seu bebê em um lugar seguro, como um berço. Vá para outro cômodo para respirar fundo ou ligue para a linha de apoio à criação do seu estado ou território.
 
Quando se preocupar com o desenvolvimento do bebê
 
Você conhece seu bebê melhor do que ninguém. Portanto, é uma boa ideia consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o pediatra se tiver alguma preocupação ou perceber que seu bebê de 9 meses apresenta algum dos seguintes problemas.
 
Visão, audição e comunicação:
 
Seu bebê:
 
não faz contato visual com você
não segue objetos em movimento com os olhos
tem um olho que está desviado na maior parte do tempo
não emite sons
não vira a cabeça em direção a sons ou vozes.
Comportamento:
 
Seu bebê não mostra se está feliz ou triste ou demonstra pouco ou nenhum carinho pelos cuidadores – por exemplo, ele não sorri para você.
 
Movimento:
 
Seu filho:
 
não está rolando
não consegue sentar sozinho
usa uma mão muito mais do que a outra.
Consulte um profissional de saúde se perceber que seu bebê perdeu habilidades que tinha anteriormente.
 
Também é aconselhável consultar a enfermeira de saúde infantil e familiar ou o pediatra se você ou seu parceiro apresentarem sintomas de depressão pós-parto. Sintomas de depressão pós-parto incluem sentir-se triste e chorar sem motivo aparente, sentir-se irritado, ter dificuldade em lidar com as situações e sentir-se extremamente ansioso.
 
 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Nós

Surgindo da urgência de prover um conhecimento no desenvolvimento infantil, a KidsAI, com sua inovadora psicopedagoga virtual Nanny, tornou-se a aliada-chave dos pais na jornada de crescimento de seus filhos. Nos posicionamos não apenas como uma plataforma, mas como um farol iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para cada criança, sendo compreendida e educada com estratégias.

Outras Categorias

Posts Mais Recentes

  • All Post
  • Atividades Lúdicas
  • Bêbes (0-1)
  • Blog
  • Crianças (1-3)
  • Crianças (3-4)
  • Crianças (3-5)
  • Crianças (5-8)
  • Lazer e Recreação
  • Raízes na Natureza
  • Saúde Mental
  • Universo KidsAi
Olá, mundo!

Diante de uma realidade onde cerca de um bilhão de…

Guias e Ebooks

Não permita que a falta de conhecimento crie barreiras entre você e o potencial ilimitado do seu filho. Nossos guias e eBooks oferecem respostas e soluções. Porque cada momento conta na jornada do desenvolvimento infantil

Cadastre-se

Dicas gratuítas diariamente, e 15% de Desconto se quiser o APP completo!

Cadastrar