Jogos de Escrever e seu Papel nas Fases do Desenvolvimento Infantil

Procurando Maneiras Divertidas de Ensinar Caligrafia? Experimente Estes Jogos!
 
Se você já trabalhou com um aluno, sabe como pode ser desafiador trabalhar a caligrafia. Você também sabe o quão importante é a caligrafia para o sucesso acadêmico e na vida. Uma caligrafia legível pode significar a diferença entre uma nota de aprovação e reprovação. Aprendizes de todas as idades não respondem bem a tarefas que parecem trabalho. Até a menção de trabalho pode provocar um coro de protestos.
 
Vamos aos jogos para trabalhar na escrita de letras!
 
JOGOS DE CALIGRAFIA
Atividades como os Jogos de Caligrafia destacados abaixo parecem menos trabalho do que as folhas de caligrafia.
 
Antes de começar, uma ou duas palavras sobre formação de letras…
 
Antes de pular para os jogos de caligrafia, é importante entender os fundamentos da caligrafia e da formação de letras. O OT Toolbox tem vários recursos para ajudá-lo a entender melhor a formação de letras e a expressão escrita.
 
Incluído neste post está uma lista de mais de 40 jogos de caligrafia e outras atividades. Aqui está uma página mestra contendo vários recursos para caligrafia.
 
Um dos benefícios de usar jogos de caligrafia para ensinar os componentes da caligrafia é que a gamificação é uma ferramenta baseada em brincadeiras para ensinar uma habilidade importante e funcional. Algumas das maneiras de focar na legibilidade geral em um jogo é concentrar-se nos componentes que compõem as habilidades de escrita:
 
Formação de letras
Consciência de linha
Tamanho da letra
Espaçamento entre letras
Formação de números
Formação de letras cursivas
Você pode focar em uma ou mais dessas áreas usando jogos!
 
Por que os jovens aprendizes são tão relutantes em fazer tarefas visuomotoras como escrever, colorir e cortar?
 
Os aprendizes respondem melhor a atividades que têm significado. Problemas matemáticos rotineiros, escrever frases ou colorir formas intermináveis são frequentemente sem sentido. Uma tarefa que envolve um jogo geralmente tem mais significado do que folhas de trabalho padrão.
 
O QUE É UM JOGO DE CALIGRAFIA?
Como provedores de terapia ocupacional, adoramos fornecer atividades significativas e motivadoras para fomentar a função… e os jogos são uma maneira de fazer isso!
 
Ao pensar na palavra “jogo”, imagino uma competição entre várias pessoas. Há um vencedor e um perdedor. Isso por si só pode ser um desafio para o seu aprendiz estressado.
 
Os jogos, no entanto, podem ser “uma forma estruturada de brincar, geralmente realizada para entretenimento ou diversão, e às vezes usada como uma ferramenta educacional”.
 
ESCOLHENDO JOGOS DE CALIGRAFIA
Ao escolher jogos de caligrafia, olhe para o seu público antes de decidir se vai fazer uma competição, ferramenta educacional, atividade divertida ou desafio de recompensa.
 
JOGOS DE CALIGRAFIA COM LÁPIS E PAPEL
Outros jogos de caligrafia simplesmente usam papel e lápis, mas têm um componente divertido de jogo. Algumas ideias incluem:
 
Jogar jogo da velha e usar letras em vez de Xs e Os.
Jogar o jogo do ponto e colocar letras dentro dos quadrados completados.
Corridas de caça-palavras – Use um caça-palavras para correr e encontrar todas as letras do alfabeto. Depois, escreva o alfabeto quando tiver encontrado todas.
Jogar jogos de adivinhação usando escrita fantasma.
Jogar Bingo de Letras. Crie cartões de Bingo com letras em vez de números. Chame as letras e os jogadores marcam as letras correspondentes em seus cartões. O primeiro a completar uma linha ou coluna grita “Bingo!” Depois, escreva todas as letras no cartão para praticar habilidades de formação de letras.
Jogar Dominó de Letras. Faça seu próprio conjunto de dominó de letras escrevendo letras em cartões. Os jogadores se revezam combinando letras nos dominós, formando uma corrente. Quando você combinar uma letra, a criança pode praticar escrevendo as letras. Tornar isso mais complexo usando palavras, como palavras de cores, palavras sazonais, etc.
Jogar Memória do Alfabeto. Crie um conjunto de pares de letras (por exemplo, maiúsculas e minúsculas) em cartões. Coloque-os virados para baixo e os jogadores se revezam virando dois cartões para encontrar pares correspondentes. Quando encontrar um par, escreva a palavra no papel.
Ir em uma Caça ao Tesouro de Letras. Escreva letras maiúsculas e minúsculas em notas adesivas e esconda-as pela casa. As crianças procuram as letras e depois as escrevem quando encontradas.
Jogar Charadas de Letras. Escreva diferentes letras em pedaços pequenos de papel e coloque-os em um chapéu. Um jogador escolhe uma letra e age com palavras que começam com essa letra enquanto os outros adivinham. Quando uma palavra é adivinhada, todos têm que escrever a palavra.
Jogar Amarelinha do Alfabeto. Desenhe uma grade de amarelinha com letras em vez de números. Os jogadores jogam um marcador em uma letra e pulam pela grade nomeando as letras em que pousam. Depois, eles podem escrever a letra e pensar em uma palavra que comece com essa letra. Eles podem escrevê-la no papel, focando na precisão da letra e no uso da linha.
JOGOS DE RECONHECIMENTO DE LETRAS
Este post sobre Jogos de Reconhecimento de Letras é uma ótima maneira de introduzir letras de forma divertida.
 
O reconhecimento de letras é frequentemente um precursor da formação de letras. Saber o que você está escrevendo é tão importante quanto saber como fazê-lo.
JOGOS PARA FORMAÇÃO DE LETRAS
O autor sugere jogos como:
 
Jogo de Arremesso de Sacos de Feijão – Cole adesivos de letras maiúsculas e minúsculas em um lado de cada saco de feijão. Coloque uma cesta ou balde na frente da criança. Enquanto a criança arremessa os sacos de feijão no balde, peça que nomeie as letras e os sons das letras. Os alunos podem correr procurando letras correspondentes espalhadas pela sala.
 
Passeio com “Eu Espio” de Letras – Faça uma caminhada com a criança e procure letras no ambiente, como em placas de carro, placas de rua e prédios. Brinque de “Eu Espio”, procurando letras diferentes ou em ordem sequencial. As ferramentas imprimíveis no Kit de Motricidade Fina de Letras são ótimos recursos para essa atividade.
 
Atividades de motricidade grossa – Use um tapete de letras para pular em uma letra específica. Peça à criança para encontrar um ímã de letra e colocá-lo no tapete de letras.
 
Caça ao tesouro de reconhecimento de letras – Use ideias como esta caça ao tesouro de pregadores de letras.
 
Caixas Sensoriais de Letras – caixas sensoriais são uma atividade básica para brincadeira sensorial. Esconda letras de plástico em sua caixa sensorial e peça aos alunos para encontrar letras específicas. Eles podem encontrar e nomear as letras, procurar letras correspondentes, encontrar letras em ordem alfabética ou procurar uma letra específica para soletrar uma palavra.
 
JOGOS PARA FORMAÇÃO DE LETRAS
Às vezes, um jogo comprado é a maneira mais fácil e motivadora de trabalhar com alunos. A Amazon, por exemplo, tem ótimas ideias. Acredite ou não, alguns distritos escolares desaprovam itens caseiros, citando que não são regulamentados e não consistentes para coleta de dados.
 
Você pode, claro, comprar estes em qualquer lugar; os seguintes são apenas exemplos e ideias.
 
Bingo do Alfabeto – Reconheça e identifique as letras do alfabeto. Uma maneira divertida de ajudar seu filho a praticar e ganhar fluência com letras do alfabeto enquanto o torna envolvente e os mantém empolgados para aprender. Múltiplas maneiras de jogar; Bingo de Letras Maiúsculas, Minúsculas ou Ambas.
 
Letras OSMO – para aqueles que usam o iPad como ferramenta terapêutica, OSMO é um ótimo complemento para trabalhar habilidades. As crianças interagem com peças reais e um iPad ou Fire Tablet, trazendo peças e ações do jogo para a vida. Construa e crie letras e designs com bastões e anéis coloridos e flexíveis, e depois veja-os ganhar vida! Prática lúdica para pré-escolares/pré-leitores. Aprenda formação de letras, fonética e mais de 300 palavras.
 
PlayShifu é outra empresa baseada no iPad com manipulativos manuais. PLUGO LETTERS é um kit de jogo de construção de palavras com AR que combina o benefício da aprendizagem prática com o tempo de tela saudável. Forme palavras com peças do alfabeto, amplie seu vocabulário e melhore a gramática com jogos baseados em histórias.
 
Conjunto de Atividades de Construção de Letras e Números Kizh – Este conjunto de peças de madeira de diferentes formas pode ser colocado em uma placa especial para formar letras. Semelhante às peças de madeira em Handwriting without Tears, mas com letras coloridas e uma sensação de quebra-cabeça.
 
Learning Resources Alphabet Island tem ótimos jogos educacionais. Este é frequentemente o meu “vai para” ao comprar itens para usar na terapia.
 
Go Fish do Alfabeto  – uma divertida variação do clássico jogo de cartas Go Fish
 
Scrabble Junior  – um ótimo jogo de correspondência de letras
 
Confira estas Dez Maneiras de Ensinar Formação de Letras – este post inclui ideias para brincadeira sensorial, atividades de motricidade grossa, formação de letras práticas e muito mais
 
Que tal formação de letras multissensorial usando itens encontrados em casa? As crianças podem escrever na areia, creme de barbear, pudim, com massinha, wikki stix, slime ou limo. Elas podem usar manipulativos como hastes de chenille, botões, placas perfuradas, palitos de dente, cotonetes, massa de modelar e muito mais para criar letras
 
Aplicativos de escrita para iPad – aqui está uma lista de vários ótimos aplicativos para iPad que OTs costumam usar para aprimorar a aprendizagem.
 
OUTROS JOGOS PARA CALIGRAFIA
Seja seu “vai para” jogos baseados em iPad, atividades caseiras ou jogos de tabuleiro comprados em lojas, há uma quantidade impressionante de recursos disponíveis para ajudá-lo a motivar seus alunos a se entusiasmarem com letras. Embora as folhas de trabalho e materiais imprimíveis definitivamente tenham seu lugar na aprendizagem terapêutica, adicionar jogos divertidos pode realmente apimentar suas sessões de terapia!
 
Você também pode modificar os jogos que já possui e usar as peças do jogo para trabalhar habilidades de caligrafia. Experimente estas ideias:
 
Use um girador de jogo para girar e escrever uma letra.
Escreva letras em cartas de baralho e use-as para soletrar palavras ou jogar jogos de cartas. Quando você puxa uma carta, pratique essa letra.
Use um tabuleiro de jogo e adicione adesivos de letras aos espaços. Quando um jogador cair em uma letra, ele pode escrever a letra ou escrever uma palavra que comece com essa letra.
Role dados e escreva letras com base no número rolado.
Outras ideias incluem usar blocos de LEGO para fazer letras, formar letras com Geoboards, fazer Letras de Yoga e muito mais. Todos esses cartões de atividades são encontrados no Kit de Motricidade Fina de Letras.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Nós

Surgindo da urgência de prover um conhecimento no desenvolvimento infantil, a KidsAI, com sua inovadora psicopedagoga virtual Nanny, tornou-se a aliada-chave dos pais na jornada de crescimento de seus filhos. Nos posicionamos não apenas como uma plataforma, mas como um farol iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para cada criança, sendo compreendida e educada com estratégias.

Outras Categorias

Posts Mais Recentes

  • All Post
  • Atividades Lúdicas
  • Bêbes (0-1)
  • Blog
  • Crianças (1-3)
  • Crianças (3-4)
  • Crianças (3-5)
  • Crianças (5-8)
  • Lazer e Recreação
  • Raízes na Natureza
  • Saúde Mental
  • Universo KidsAi
Olá, mundo!

Diante de uma realidade onde cerca de um bilhão de…

Guias e Ebooks

Não permita que a falta de conhecimento crie barreiras entre você e o potencial ilimitado do seu filho. Nossos guias e eBooks oferecem respostas e soluções. Porque cada momento conta na jornada do desenvolvimento infantil

Cadastre-se

Dicas gratuítas diariamente, e 15% de Desconto se quiser o APP completo!

Cadastrar