5 Coisas que Terapeutas Ocupacionais Querem que os Pais Saibam Sobre o Aperto do Lápis
Recomendações sobre o aperto do lápis são uma questão que surge frequentemente quando crianças têm dificuldades com a escrita. Na verdade, muitas vezes os terapeutas ocupacionais recebem um encaminhamento para verificar uma criança com desafios de escrita, e uma das coisas que o professor menciona é o aperto do lápis da criança. Os pais podem ter muitas dúvidas sobre o desenvolvimento do aperto do lápis também. Eles podem se perguntar se seu filho está no caminho certo com o aperto do lápis ou como ajudar crianças que estão lutando para segurar um lápis. O fato é que há muito que entra no ato de segurar um lápis! Aqui estão as principais coisas que os terapeutas ocupacionais pediátricos desejam que os pais soubessem sobre o aperto do lápis.
RECOMENDAÇÕES SOBRE O APERTO DO LÁPIS
Se seus olhos vidram quando se trata de aperto do lápis, como seu filho está segurando um lápis e como ajudá-los, não se preocupe! Aqui estão os pontos principais que você precisa saber sobre o desenvolvimento do aperto do lápis:
O APERTO DO LÁPIS NÃO É DEFINITIVO.
Em crianças com desenvolvimento típico, elas progridem de usar todo o braço para mover um giz de cera, para usar o antebraço e o pulso, até usar as pontas dos dedos. Essa progressão indica corpos superiores que suportam o braço, braços fortes para estabilizar a postura e habilidades motoras finas refinadas.
Em crianças com considerações físicas, cognitivas ou neurodesenvolvimentais, o aperto pode não seguir a progressão etária ou demonstrar atrasos na progressão. Outras crianças pulam estágios de desenvolvimento do aperto do lápis por uma variedade de razões.
LIMITE AS TELAS E OFEREÇA MAIS BRINCADEIRAS.
Crianças hoje estão expostas a uma variedade de atividades de brincadeira (ou falta dela). Elas também estão expostas à tecnologia e telas desde muito jovens.
Pense assim: quando uma criança pequena segura uma tela, ela está perdendo tempo que outras gerações teriam tido para experimentar brincadeiras e atividades com as mãos. Elas também passam horas, em alguns casos, com um “aperto de tela”. Quando uma criança pequena segura uma tela, há um peso pesado pelo lado ulnar da mão. O lado do dedo mindinho da mão curva-se e fica em posição ativa constante de aperto para segurar a tela ou o dispositivo.
Isso permite muita força no lado do dedo mindinho da mão e tempo gasto na mesma posição. A mão não está tendo uma variedade de experiências para estabilizar, manipular, o que é importante para a manipulação na mão e a separação dos lados da mão.
Depois, a criança geralmente está usando o dedo indicador para deslizar. Não há a variedade de aperto, manipulação, desenvolvimento de pinça e precisão ocorrendo.
Da mesma forma, com o uso de telas, há uma mudança para deslizar e movimentos do polegar na tela. A eminência tenar recebe muitos dos mesmos movimentos. Tudo isso soma-se a uma tempestade perfeita de experiência motora fina limitada e falta de habilidades motoras finas.
A ESCRITA FUNCIONAL É O MAIS IMPORTANTE.
Este é um dos maiores aprendizados que os terapeutas querem que os pais saibam: um aperto funcional do lápis pode não parecer como o tradicional aperto de tripé. Crianças podem segurar seu lápis com um aperto envolvente, cruzado, tripé modificado, quadrupode, ou qualquer uma das muitas outras variações… e AINDA escrever de maneira legível e eficiente.
Pesquisas nos dizem que os apertos do lápis não impactam habilidades como formação de letras ou legibilidade. Na criança usando um aperto maduro do lápis (os dedos e as mãos fazem o trabalho de mover o lápis), variações do aperto do lápis não impactam a velocidade da escrita.
Quando a velocidade é um problema, provavelmente há algo mais acontecendo, como a criança usando um padrão de aperto transitório, questões sensoriais como pressão de escrita pesada estão presentes, ou questões de planejamento motor como formação de letras estão ocorrendo.
CRIANÇAS PRECISAM BRINCAR! SIM, VALE A PENA REPETIR.
Colorir, massa de modelar, subir em árvores, rolar na grama e manobrar nas barras de macaco são partes importantes do desenvolvimento do aperto do lápis.
É verdade! As habilidades subjacentes de que as crianças precisam para segurar o lápis e escrever ocorrem através da brincadeira. Os estágios iniciais do desenvolvimento infantil incluem muita atividade de engatinhar, e isso é uma etapa importante!
Muitas vezes, vemos dificuldades motoras finas em crianças que pulam a fase de engatinhar. Às vezes, a conexão entre engatinhar, exposição motora fina e brincadeira não é aparente quando se trata de aperto do lápis.
As crianças precisam de brincadeiras motoras finas para desenvolver a força das mãos para precisão e uso dos dedos. As crianças precisam subir e se mover para ganhar estabilidade e controle em seus corpos superiores para que seus ombros e braços sejam capazes de suportar e estabilizar a mobilidade distal.
NÃO APRESSE O APERTO “PERFEITO” DO LÁPIS.
Muitas vezes, as crianças são apressadas para segurar um lápis perfeitamente. Isso acontece em salas de aula todos os dias. As crianças começam a escrever letras antes de estarem desenvolvimentalmente capazes de segurar e manipular um lápis em um nível que “parece correto” e, enquanto isso, perdem a progressão valiosa através dos estágios de aperto do lápis.
Estamos vendo crianças começarem a aprender a escrever letras no pré-escolar e serem pressionadas a escrever letras, palavras e frases no jardim de infância. De acordo com a progressão do desenvolvimento, isso é antes que uma criança esteja desenvolvimentalmente capaz de manipular um lápis com precisão e mobilidade nos dedos e na mão.
É OK ver um aperto de lápis que não é perfeito no pré-escolar, jardim de infância ou mesmo nos primeiros anos. Continue oferecendo experiências motoras finas, brincadeiras e atividades!
PRECISA DE MAIS AJUDA COM O APERTO DO LÁPIS?
Experimente algumas destas atividades motoras finas para promover as habilidades necessárias:
Use lápis pequenos. Giz quebrado e lápis do tamanho de um golfe são perfeitos!
Experimente estes jogos para desenvolver um melhor aperto do lápis.
Melhore o aperto do lápis com brincadeira.